Como escolher o conjunto de refeição para a introdução alimentar do seu bebé?

Como escolher o conjunto de refeição para a introdução alimentar do seu bebé?

A introdução alimentar do bebé é um momento que pode gerar alguma ansiedade por parte dos cuidadores. Principalmente em mães e pais de primeira viagem, surgem sempre muitas dúvidas em relação a que conjunto de refeição escolher. A oferta no mercado é imensa, o que não ajuda muito a quem está com dúvidas.

 

Por isso, decidimos listar aqui as grandes vantagens e desvantagens dos produtos mais comuns, para que consiga ter uma noção do que melhor se adapta à dinâmica da sua família:

  1. Pratos e tigelas - em silicone, de plástico, com divisórias, com ventosa... enfim, todo um mundo de escolhas! Aqui, tem de ter presente que tipo de abordagem vai fazer durante a introdução alimentar: caso pretenda que o seu bebé se alimente sozinho e explore os alimentos com as mãos, talvez seja uma boa opção escolher uma gama em silicone e com ventosa; se optar por uma abordagem mais tradicional, em que os alimentos são dados ao bebé pelo cuidador, aí poderá escolher a gama de plástico sem ventosa, uma vez que não corre riscos do bebé atirar o prato ou a tigela ao chão. As divisórias dos pratos podem fazer sentido para separar os alimentos e ajudar o bebé a identificá-los melhor. Poderá fazê-lo também num prato sem divisórias mas há crianças que não toleram, numa primeira fase, que os alimentos estejam misturados e, nessas situações, as divisórias cumprem bem o propósito.
  2. Talheres - só experimentando vários é que terá a noção do que melhor se adapta ao seu bebé. Poderá começar com colheres em silicone, cuja ponta é mole e, nos primeiros tempos, é a opção mais segura para evitar que o bebé se magoe enquanto está a aprender. No entanto, há bebés que reagem muito bem a talheres convencionais e as colheres de café, por exemplo, são uma óptima opção até para bebés mais pequeninos. Tem também a opção dos talheres de treino, que têm uma pega a meio que impede que as mãos dos mais pequeninos escorreguem em direção ao prato e vão, por isso, ajudá-lo a manusear melhor estes objectos (que só farão sentido para quem desejar promover a autonomia do bebé).
  3. Copos - se o bebé é alimentado com leite pelo biberão, esta pode ser uma boa opção para começar a oferecer água aquando da introdução alimentar. No entanto, gostamos de aconselhar que promova a autonomia do bebé e poderá fazê-lo através do copo aberto, com palhinha ou bebedouro. Para bebés amamentados, e para evitar a confusão de bicos, o copo aberto ou o copo 360 serão as melhores opções. Acredite e confie que o seu bebé é capaz de beber pelo copo aberto desde cedo!
  4. Babetes - nenhum bebé aprende a comer sem se sujar um bocadinho, certo? Por isso, facilita sempre o uso de um babete com bolsa colectora, para evitar que o bebé se suje e que a comida vá parar ao chão. Para casos de maior exploração da comida (que nós adoramos!) pode ser uma boa ideia ponderar os babetes com mangas (que também são uma óptima opção para os momentos mais artísticos de pinturas e artes manuais) ou até uma combinação dos dois! 

 

Resumindo: identifique qual a forma de apresentação dos alimentos que vai usar, escolha o material que mais se adapta a essa forma (silicone para BLW - baby led weaning; plástico para alimentação através dos cuidadores ou para crianças mais velhas) e veja se tem necessidade de ter ventosas ou divisórias.

 

Um conselho que gostamos de dar (e que fez toda a diferença cá por casa) é o de lavar os artigos de alimentação do bebé com detergente neutro e sem cheiro (seja para lavagem manual ou na máquina de lavar loiça), uma vez que os detergentes convencionais podem deixar sabores e cheiros nos artigos de refeição e isso passar para os alimentos, dificultando todo o processo de introdução alimentar.

 

E não se esqueça: não faça da introdução alimentar um bicho de sete cabeças! Tente apresentar ao seu bebé uma grande variedade de alimentos saudáveis e respeite o seu tempo de exploração e aprendizagem. O leite (materno ou de fórmula) é o principal alimento do seu bebé durante o primeiro ano por isso relaxe e não crie expectativas desajustadas. 

 

Espreite a nossa secção de artigos de alimentação na loja online aqui e escolha qual é a gama que mais se adapta à sua família!

Voltar para o blogue